UNIVERSIDADE SALVADOR – UNIFACS
CURSO: BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL
Autor(a): Denise Angela Bacelar Soares
O SER E O FAZER BETELIFE
Relatório de Visitação Institucional
Atividade apresentada como requisito parcial para aprovação na disciplina Atividades Coordenadas Interdisciplinar II do Curso Bacharelado em Serviço Social da UNIFACS sob acompanhamento da Profa. Rita de Cássia Nascimento e da tutora Profa. Aline Moreira.
Feira de Santana - BA
2011
1 INTRODUÇÃO
Este relatório foi produzido como parte das atividades avaliativas da matéria Atividades Coordenadas Interdisciplinar II do Curso Bacharelado em Serviço Social da UNIFACS e apresenta o resultado da visita realizada à Entidade Beneficente Betel, uma Organização não Governamental que ao longo dos seus 4 anos de existência na Bahia vêm trabalhando com ações sócio educativas para diminuir o sofrimento de famílias, crianças
e adolescentes no bairro Mangabeira em Feira de Santana.
e adolescentes no bairro Mangabeira em Feira de Santana.
A Betelife, com sede em Nova York e filiais no Brasil, sendo uma em Santo André – SP e outra em Feira de Santana – BA, à qual se reportou neste, tem exercido suas atividades no modelo de gerenciamento participativo como entidade do terceiro setor.
Para o desenvolvimento do trabalho, na manhã do dia 29 de março de 2012 realizou-se uma entrevista com a Coordenação da Unidade Bahia, a Sra. Maria Aparecida Cardoso dos Santos, nas instalações da Betelife á Rua Ibituba, 06 – Mangabeira – Feira de Santana / Bahia / Brasil.
Para a entrevista utilizou-se como recurso um questionário semiestruturado em sala de aula na Matéria ACI II e algumas orientações a mais através da Matéria Gestão Social. Utilizou-se também uma máquina fotográfica a qual se fotografou o espaço físico com suas dependências, bem como algumas atividades que estavam em desenvolvimento, e um pen drive para solicitação de arquivo de fotografias de outros momentos Betel.
2 HISTÓRIA DA INSTITUIÇÃO
A Charity Betel International e Entidade Beneficente Betel, conhecidas mundialmente como Betelife foram fundadas em agosto de 2005 por sua idealizadora e Assistente Social Célia McLellan juntamente com José Antonio Borges e Zilda Claudete da Freiria Borges.
Nos últimos 26 anos, Célia tem exercido a profissão de Serviço Social nos Estados Unidos da América em escolas públicas de Weehawken, New Jersey. Betelife nasceu de sua preocupação com o sofrimento humano e espiritual das pessoas em estado de vulnerabilidade social e são organizações não governamentais, sem fins lucrativos, sediadas em New Jersey - USA, São Paulo e Bahia. As entidades são fundamentalmente cristãs e buscam contribuir para o desenvolvimento participativo e autossustentável, de forma ampla, com ações nas áreas de saúde, educação, cultura, trabalho, meio ambiente, ciências e tecnologias de pessoas que estão à margem da sociedade.
Em Santo Andre e em Nova York a Betel não tem sede própria, suas ações são volante, realizadas em espaços públicos ou privados, e em igrejas.
Em Feira de Santana a Betelife é resultado de muito trabalho, sua sede foi construída em 2 anos e o próprio empreendimento físico já imprime dignidade às pessoas da localidade onde está implantada.
Em sua missão, a Betelife tem força missionária, sem, contudo, deixar-se ser ou fazer-se assistencialista. A Betel é direcionada no trabalho para desenvolvimento social e educacional e visa estabelecer parcerias que atendam às necessidades das comunidades vulneráveis da área urbana de Feira de Santana, mais precisamente no bairro onde está inserida.
3 O SER E O FAZER BETELIFE
Em Feira de Santana a Betelife foi fundada no dia 8 de janeiro de 2011 e tem à frente de sua coordenação uma Pedagoga, a Sra. Maria Aparecida Cardoso dos Santos.
Em seu espaço físico a Betel dispõe, no térreo, de recepção, secretaria, área para eventos, cozinha pedagógica, brechó, salão escola, almoxarifado e três banheiros, sendo um masculino, um feminino e outro para portadores de deficiências físicas.
No primeiro andar são 4 salas de aula, 1 sala da coordenação e 2 banheiros, um masculino e outro feminino.
Durante sua trajetória na Bahia, a Betel tem se desenvolvido junto à comunidade do bairro Mangabeira com ações direcionadas a pessoas de baixa renda que de alguma forma estejam ligadas aos Programas do Governo Federal (Bolsa Família, Projovem, PETI, etc.), também às crianças matriculadas na rede pública Municipal e Estadual e adultos e jovens da comunidade que estejam desempregados.
Atualmente a Betelife tem cadastrados 77 usuários fixos, 95 volante (média trimestral por turma SENAI e SENAC) e 67 famílias que são acompanhadas por sua equipe volante. Esta, trimestralmente, realiza visitas para verificar o comportamento das crianças junto à família e à escola, assim como suas escolas, para averiguar assiduidade, comportamento e rendimento escolar, requisitos básicos para participação nos projetos e programas da entidade.
A Betel entende que a partir das visitas é possível analisar a evolução da implementação do seu trabalho junto à população usuária e desta forma verificar se tem atingido seus objetivos.
Em pareceria com o SENAI e o SENAC, a entidade oferece cursos profissionalizantes à população, tais como: Curso de Assistente de Produção e Almoxarife, dentre outros. Os cursos são gratuitos através do Programa de gratuidade do SENAI e tem carga horária de 340 horas, são ministrados pelo próprio SENAI nas instalações da Betel e são direcionados a pais e adolescentes desempregados da localidade e adjacências.
Diferentemente do SENAI, para os Cursos oferecidos pelo SENAC são cobrados uma taxa única por curso no valor de R$ 30,00. Este valor é repassado ao SENAC e este permite que seja acrescentado um percentual de até no máximo R$ 10,00 a mais para que a entidade sediadora dos cursos utilize para despesas com limpeza e manutenção do local. O SENAC também exige uma cozinha pedagógica completa, sem a qual não são realizados os cursos por ela ofertados.
A Betelife ainda conta com duas outras parcerias: o Projeto Manasses de prevenção e recuperação de drogados (em implantação) e a Escola Criativa que, juntamente com as mães do bairro, fazem coleta de plásticos para o “Projeto as Letras me Ensinam a Cuidar do Meio Ambiente” desenvolvido pela Betel. Todo o material arrecadado é vendido e o recurso utilizado para a compra de lanche para as crianças cadastradas nos Programas Betel.
Existe ainda uma parceria em fase de consolidação junto à Pastoral da Criança com o programa de distribuição da multimistura da Igreja Católica, em que serão realizadas reuniões com mães para pesagem e acompanhamento do desenvolvimento físico da criança.
Para o segundo semestre de 2012 está agendado uma parceria junto à FAN – Faculdade Nobre de Feira de Santana de um trabalho com professores e alunos do Curso de Serviço Social em que consistirá no mapeamento técnico-científico das situações de vulnerabilidade (sócio econômica, habitacional, saúde, etc.) dos habitantes do bairro.
A Betel é aberta a desenvolver parcerias com todos quantos almeja por uma sociedade mais justa e igualitária, sejam estes católicos, espíritas, evangélicos, etc., porque seu foco principal não é religião e sim as pessoas. A Betelife tem o seu espaço aberto a estes para desenvolver ações junto à população vulnerável, porém no que se refere à orientação espiritual deixa claro que somente a sua coordenação o fará quando julgar necessário intervir nessa área.
Na atualidade a Betelife atende as demandas do bairro através dos seus Projetos e Programas, dentre eles:
1. Projeto de Leitura “Além das Letras” – para crianças do 1° ao 3° ano do Ensino Fundamental com dificuldades na leitura, com o propósito de garantir as competências mínimas de leitura, escrita e compreensão textual. Neste projeto há 27 crianças cadastradas.
2. Projeto de Capoeira – para incentivar a prática de atividade física, promover o bem estar físico e mental e o desenvolvimento da coordenação motora, da atenção e dos reflexos, bem como o desenvolvimento interpessoal de crianças de 8 a 14 anos de idade. Um dos critérios para a participação neste projeto, bem como nos demais oferecidos pela Betel é o bom comportamento familiar e escolar e o rendimento na escola, verificados através das visitas trimestrais pelos visitadores. Neste projeto há 30 crianças cadastradas e as aulas são ministradas 3x na semana nos turnos matutino e vespertino e tem como professor um professor voluntário, morador da comunidade que se ofereceu para desenvolver o programa.
Dentro do Projeto Capoeira, a Betel ainda oferece o Programa de prevenção às Drogas com palestras, acompanhamento das famílias e promoção de cursos para os mais vulneráveis, desempregados e fora da escola.
3. Projeto Reforço Escolar Português e Matemática - para crianças do 4° ao 7° ano do Ensino Fundamental. Neste há 20 crianças cadastradas e verificou-se em 2010 e 2011 um índice de 100% de aprovação das crianças nessas matérias.
4. Programa Musicalização Infantil dentro do Projeto Além das Letras com o ensino de flauta e violão para estimular a cognição, disciplina, musicalidade e afetividade das crianças.
5. Evangelização Infantil em parceria com a APEC – Aliança Pró Evangelização de Crianças – para todas as crianças cadastradas nos Projetos com o intuito de promover o bem estar espiritual e a conscientização de Cristo como o Salvador eterno e o próximo como alguém de direitos.
6. Programa “Melhor Idade” (em andamento) - para idosos. O programa já conta com 2 voluntários e 10 usuários cadastrados.
Para a efetivação destes junto à população usuária a Betelife dispõe de recursos humanos, financeiros, materiais, profissionais e tecnológicos. A Betel tem 1 Coordenador e 1 Assistente Administrativo em seu quadro funcional e conta com cerca de 20 voluntários permanentes (1 Fonoaudiólogo, 1 Contador, 1 Advogado, 1 Engenheiro Civil, 1 Eletricista, 2 Pedagogos, 2 Assistentes Sociais, 4 Professores, 1 Músico, 1 Pastor, 2 Missionárias, 1 Psicólogo, 1 Médica (Clínico Geral) e 1 Designer Gráfico) e 2 prestadores de serviço (1 Professor de Música e 1 Serviços Gerais).
Nas Feiras de Saúde que são realizadas duas vezes por ano a Betel conta com o voluntariado de outros profissionais.
Seus recursos financeiros provêm da venda de plásticos reciclado recolhidos pela Escola Criativa e pelas mães das crianças usuárias e são usados para aquisição da merenda das crianças cadastradas nos projetos; pela venda de roupas, calçados e outros utensílios no Brechó permanente; pelas doações dos seus mantenedores permanentes e volantes; através da sua capitalizadora principal, a Assistente Social Célia McLellan, que envia de NY recursos financeiros levantados através das mesmas ações que também são desenvolvidas lá, como o Brechó permanente e doações voluntárias dos seus mantenedores; pelo aluguel do espaço para eventos e pelos R$ 10,00 que é permitido pelo SENAC acrescentar à taxa única nas inscrições dos cursos por ela oferecidos para limpeza e manutenção do espaço utilizado.
A entidade não conta com nenhum recurso governamental até o momento, mas está em processo de conclusão de documentações para o recebimento do Título de Utilidade Pública Municipal, este lhe conferirá descontos em encargos sociais.
Como recursos materiais, além do seu prédio próprio, a Betel dispõe de 1 notebook, 1 data show, 1 caixa de som, 1 impressora multifuncional, 1 computador de mesa utilizado no escritório e 2 computadores que serão utilizados para o Curso de Informática que está em fase de implantação. Também dispõe de 10 mesas plásticas, 60 carteiras universitárias, 1 geladeira Duplex, 1 freezer, 1 fogão doméstico, 1 fogão industrial, utensílios de cozinha como pratos, talheres, copos, panelas, etc., eletrodomésticos (liquidificador, batedeira, etc.), ou seja, uma cozinha completa sem a qual não seriam possíveis os cursos oferecidos pelo SENAC, o que é exigido por esta e é chamada de cozinha pedagógica. E mais 1 sofá, 1 mesa de centro, armários, material de escritório, flautas para o curso de música, quadros brancos, aparelho telefônico, 1 lavatório, 3 cadeiras de cabeleireiro, 2 secadores profissionais, 2 pranchas e diversas escovas para o Salão Escola onde serão oferecidos Cursos de Escova e Modelagem, Corte e Escova e Manicure e Pedicuro.
Operacionalmente em sua gestão administrativa a Betelife tem um Conselho Diretor com força de decisões legais e jurídicas e um Conselho Consultivo que se reúne trimestralmente para dirimir conjuntamente questões concernentes à atuação, tomada de decisões e avaliação do desempenho e conquista dos objetivos traçados. As reuniões e decisões são documentadas em Atas e há monitoramento das ações deliberadas e desenvolvidas por parte do Conselho. Enfim, a abordagem da organização tem ênfase em pessoas, tanto as que fazem a Betelife quanto as que usufruem dos seus serviços.
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS
Como uma ONG prestadora de bens e serviços, embora ainda não definida juridicamente como ONG, a Betelife tem se colocado como mediadora do enfrentamento dos problemas sociais de Mangabeira. Suas ações são direcionadas ao público alvo da localidade onde está inserida e sua visão coaduna com a visão social.
Concluiu-se assim, que a mesma tem feito diferença na comunidade frente aos programas e projetos implantados e em desenvolvimento, e os resultados obtidos. Face a isso, chamou-nos a atenção uma reivindicação feita à entidade quando a comunidade solicitou sua intervenção junto às Secretarias Municipais competentes para resolver problemas de limpeza de terrenos baldios onde servem de esconderijo para marginais e drogados, falta de iluminação pública e saneamento básico em algumas ruas do bairro. Notou-se que os moradores de Mangabeira entendem, necessitam e reconhecem o valor da Entidade para a sua comunidade.
Entendeu-se que desde a sua implantação a Betelife preocupou-se com todos os aspectos necessários ao bom funcionamento de uma organização para assim alcançar seus objetivos com eficiência e eficácia, possível quando há uma boa gestão administrativa. Verificou-se que as metas são cumpridas e os resultados são alcançados.
Percebeu-se que há humanização do trabalho, que tanto funcionários quanto voluntários, prestadores de serviços e usuários, interagem de forma harmoniosa entre si e estão no mesmo propósito de busca e contribuição à área social.
Verificou-se que há divisão do trabalho, as equipes se completam, tem iniciativa, há reciprocidade e mutualidade nas relações fruto da gestão participativa do seu gestor que no processo administrativo buscou enquadrar em seu rol pessoas que fossem capazes de implementar com eficiência os seus objetivos e de forma eficaz os seus planejamentos.
Concluiu-se que, como o seu próprio slogan conota, a Entidade Beneficente Betel desenvolve notoriamente “Ações do amor de Deus por uma vida com mais oportunidades” quando são verificadas mudança de comportamento nas crianças, um melhor desempenho escolar e uma média de aprovação de 100% nas matérias de português e matemática das que fazem parte do Programa Reforço Escolar, do retorno ao mercado de trabalho de jovens e pais que estavam desempregados a partir dos cursos profissionalizantes ofertados e uma nova perspectiva de vida através do ingresso de jovens em faculdades, fruto de ações que geraram esperança e emancipação destes enquanto usuários.
Analisando a Betelife como um todo a partir desta entrevista, não foi difícil perceber que as ações desenvolvidas têm atingido suas metas e alcançado resultados junto à comunidade de Mangabeira. Estas ações fazem com que seus moradores vejam a Betel como um espaço de esperança pelo fato desta colocar-se à frente para dirimir as demandas da localidade, e nós, enquanto futuros Assistentes Sociais a enxergamos como um instrumento para a emancipação dos que estão em estado de vulnerabilidade social.
O balanço é bastante positivo levando em consideração a necessidade de mais profissionais da área de Serviço Social, mas enquanto isso não acontece, segue a Betelife cumprindo o papel ao qual tem se proposto no bairro como a coordenadora Maria Aparecida se reportou:
A comunidade do bairro Mangabeira e adjacentes têm necessidades sociais a serem supridas (...). A Betelife continuará existindo e cumprindo o propósito de contribuir para melhoria da realidade social daqueles que procurarem seus serviços.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BARRETO, Valdineide Baraúna Resende Sá. Fundamentos da Administração – Parte 1. Módulo de Educação a Distância. Serviço Social 2° Semestre. EaD UNIFACS, Salvador/BA, 2012. p. 273 - 288.
_____________________________________. Fundamentos da Administração – Parte 2. Módulo de Educação a Distância. Serviço Social 2° Semestre. EaD UNIFACS, Salvador/BA, 2012. p. 289 - 303.
_____________________________________. Conceituação de Gestão e Gestão Social I. Módulo de Educação a Distância. Serviço Social 2° Semestre. EaD UNIFACS, Salvador/BA, 2012. p. 305 - 316.
_____________________________________. Gestão de Recursos Humanos e Gestão Participativa. Módulo de Educação a Distância. Serviço Social 2° Semestre. EaD UNIFACS, Salvador/BA, 2012. p. 317 - 331.
_____________________________________. Terceiro Setor. Módulo de Educação a Distância. Serviço Social 2° Semestre. EaD UNIFACS, Salvador/BA, 2012. p. 333 - 350.
RELATÓRIO de Ações Desenvolvidas pela Betelife. Arquivo pessoal Betel. Disponibilizado em pen drive pela sua coordenação. Acesso em 29 Mar. 2012.
EFICIÊNCIA e Eficácia. VIDEO In Youtube.com. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=jOMM-HKlcRc>. Acesso em 22 de Fev. 2012.
SANTOS, Maria Aparecida Cardoso dos. ENTREVISTA. In Entidade Beneficente Betel. Feira de Santana, BA. 29 de Mar. 2012.
APÊNDICES
APÊNDICE A - PESQUISA DE CAMPO
QUESTIONÁRIO UTILIZADO NA ENTREVISTA COM A ENTIDADE BENEFICENTE BETEL
Data de Realização: 29 / 03 / 2012
Horário Início: 8h30 Término: 11h40 Duração: 3h10
ASPECTOS DE IDENTIFICAÇÃO / LEVANTAMENTO
ASPECTOS GERAIS
1. Nome da Instituição
2. Endereço
3. Missão / Visão
4. Presidente/Diretor
5. Responsável (Setorial)
6. Ano de Fundação
7. Nome do Entrevistado
8. Função do Entrevistado
RECURSOS ESPECÍFICOS
1. Público alvo atendido (Perfil dos usuários da organização)
2. Quantidade de Associados (usuários)
3. Quantitativo da população atendida (casa/família)
4. Parcerias com outras Instituições? [ ] SIM [ ] NÃO. Quais:
5. Relação existente entre os membros da Organização e os parceiros externos.
6. Alvo(s) atendido(s)? [ ] SIM [ ] NÃO. Por quê?
7. Resolução dos Problemas – Como são resolvidos? Modelo de gestão: [ ] Democrático [ ] Liberal [ ] Autoritário [ ] Participativa)
8. Demanda(s) que deu(ram) origem à Instituição (refração da questão social)
9. Demandas atendidas na atualidade (Projetos existentes/O que oferece)
10. Atende os objetivos planejados com efetividade?
11. Recursos para efetividade do trabalho junto à população usuária:
Financeiros (Natureza dos Recursos) / Materiais / Tecnológicos
Humanos: Funcionários [ ] + [ ] voluntários (quantidade)
Estrutura física / Profissionais
12. Resultados alcançados pela Organização a partir da implementação do trabalho junto à população usuária.
ANEXOS
ANEXO A – O SER E O FAZER BETELIFE
ANEXO B – O SER E O FAZER BETELIFE
ANEXO C – O SER E O FAZER BETELIFE
ANEXO D – O SER E O FAZER BETELIFE
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