quarta-feira, 12 de março de 2014

Você sabe para que serve o Papanicolau?

Um método eficaz para detectar lesões e diagnosticar doenças precocemente.


Exame Papanicolau: prevenção e diagnóstico precoce podem salvar 


O exame Papanicolau é um método criado para detectar mudanças nas células do colo do útero e tem como principal meta detectar lesões e diagnosticar doenças logo no início, antes das complicações ou surgimento de câncer de colo de útero.
É um exame preventivo e que, com a realização periódica, permite umdiagnóstico precoce e em consequência, tratamento precoce e redução da mortalidade por câncer de colo do útero. O exame é rápido, simples e indolor, causando apenas um desconforto e pode ser chamado também de esfregaço cervicovaginal e colpocitologia oncótica cervical.
É recomendado que todas as mulheres que já iniciaram a vida sexual realizem o exame preventivo, principalmente entre 25 e 64 anos de idade, nas Unidades Básicas de Saúde mais próximas. Mulheres gestantes também podem realizar o exame, sem prejuízo em sua saúde e do bebê. Confira aqui o Programa Nacional de Controle do Câncer de Colo de Útero do Instituto Nacional do Câncer ( INCA ).
Pela primeira vez, a população brasileira terá acesso gratuito através do SUS a uma vacina contra o vírus com nome científico papilomavírus humano (HPV), usada na prevenção de câncer de colo de útero. O objetivo do Ministério da Saúdeé vacinar cerca de 3,3 milhões de pessoas, o equivalente a 80% do público alvo. O câncer de colo de útero demora muitos anos para se desenvolver e mostrar sintomas e pode ser evitado caso as mulheres realizem o acompanhamento e o exame preventivo.
Fonte: Kathlen Amado / Blog da Saúde

Saiba mais em: 
http://goo.gl/HTFtll


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Membros do Blog