terça-feira, 2 de julho de 2013

Sentimentos de um Brasileiro

Prezados(as)

Desculpem, mas os últimos acontecimentos estão me incomodando e levantam em mim alguns questionamentos, que quero partilhar. Trata-se de incômodo, coisa de sentimento, pequenas coisas, mas me deixam em alerta.
Ontem assisti na globo uma propaganda do PT reivindicando direitos autorais das "diretas já" e "do fora Collor", deixando para a audiência, subentendido, que está ao lado dos movimentos que acontecem no momento por todo o país. Eu não sei se o departamento de marketing do PT, acha mesmo que todos nós não entendemos nada de "propaganda"!! Eu confesso, que me senti um pouco ofendido com isso, acho que ando muito sensível!! Os mais velhos sabem que não foi o PT quem fez o movimento, mesmo que muitos petistas tenham participado dos movimentos do passado, pois ERAM - os petistas -, naqueles tempos, um partido do povo.
A "sua excelência, a presidentA" agora, quer aproveitar a deixa dos movimentos e dar um golpe "populista", convocando um plebiscito ( lembrei da Venezuela e da Bolívia), por certo (aqui vai de novo sentimento) para legitimar uma espécie de perpetuidade no poder. Que parece ter sido projeto original do PT nos tempos de José Dirceu, na presidência de Lula. Lembrei daquela propaganda que uma bandeira vermelha vai a frente da bandeira do Brasil, e atrás vai uma bandeira do PT, e olha que não nada contra o vermelho, apenas acho que o responsável pela propaganda queria dizer alguma coisa, com isso.
Será que o governo não entendeu os movimentos, ou está se fazendo "dormente" para dar um golpe, legitimado por plebiscito. E ninguém venha me dizer que um plebiscito a moda do "marque com um X a resposta certa" irá refletir a vontade do povo. Porque na experiência da America Latina faz calar as vozes proféticas. Entendam, que não me arvoro de ser voz profética aqui, apenas expresso sentimentos, pelas minhas caminhadas de vida. Vivi a ditadura, como jovem estudante de Teologia e Filosofia, visitei a "cortina de ferro", assim chamavam os países comunistas, nos anos 80. Vivi sete anos em um estado socialista, conheço e desejo suas benecies, mas não simpatizo com este populismo a preço de feira, que não possibilita um olhar crítico, mas alienante.

Ágabo Borges de Sousa
Sentimentos de um Brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Membros do Blog